MENSAGEM

"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)

FLEXÃO DE NÚMERO: CASOS PASSÍVEIS DE DÚVIDA I



"FELIZES FÉRIAS" OU "FELIZ FÉRIAS"?

Uma pessoa parte de férias. Acena , em despedida. E então empacamos: deseja-se "feliz férias" ou "felizes férias"?
A decisão fica mais fácil quando se sabe que artigos, adjetivos e pronomes são flexionados em gênero e número quando os grudamos ao substantivo "férias", que é feminino e pluralíssimo. Daí: Suas férias foram um horror".
Na dúvida, basta imaginar o caso, bem menos ambíguo para o brasileiro, de "boas férias", equivalente semântico de "felizes férias": seria muito raro alguém enunciar "Tenha boa férias", não é verdade?




"OS SEM-TETO"? OU "OS SEM-TETOS"?

No caso, é bom saber que adjetivos compostos por prefixo sem- + substantivo ficam invariáveis, mesmo quando substantivados (os sem-teto, os sem-vergonha). Já substantivos forjados com o prefixo terão plural: "a sem-vergonhice", "as sem-vergonhices".




"A FESTA ERAM SÓ DOCES" OU "ERA"?

O verbo "ser" oferece dificuldade redobrada, bem se sabe. no caso, se o sujeito é uma pessoa, a concordância é com o sujeito, não com o predicativo: "Juliana queria elogios". Se não for uma pessoa, como é o caso de "festa", a regra não se aplica Daí: "A festa eram só doces". 



"HOJE SÃO 10 DE ABRIL" OU "HOJE É"?

O camarada conversa distraidamente, quando se flagra pensando: "hoje é" ou "hoje são" 10 de abril? 
A dúvida só é legítima porque tudo parece minado pelo excesso de zelo. "Hoje é" implica uma elipse de "o dia/": Hoje é (o dia) 10 de abril. É a forma mais usada, mas não necessariamente mais prevalente, comparada a "Hoje são 10 de abril".
Se o sujeito indica data, tempo ou distância, concorda com o predicativo. Se houver mais de um número, o verbo concorda com o que estiver mais perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA FAMÍLIA (VOCABULÁRIO)

Abuela:avó Abuelo: avô Padre: pai Madre:mãe Hijo: filho Hija: filha Tío: tio Tía: tia Sobrino: sobrinho Sobrina: sobrinha Primo: primo Prima...