MENSAGEM

"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: EXPOSIÇÃO E IMAGENS


Variação regional ou geográfica
São os modos de falar nas diversas regiões do país. Por exemplo, no estado de São Paulo, região Sudeste, usa-se a palavra “menino”. Para os gaúchos, “menino” é “guri”. No Paraná, é “piá”. Em São Paulo fala-se “mandioca”, no Nordeste é “macaxeira” e no Rio é “aipim”.
Às diferenças entre o português brasileiro e o português europeu também chamamos de “variedades geográficas”. Alguns exemplos são: “bicha” = fila; “autocarro” = ônibus; “comboio” = trem. Às variações de uma mesma língua em país diferentes ou dessa língua dentro do próprio país chamamos “dialeto”.




Variação social

Dependendo da idade (criança, jovem, idoso), grupo social (rapper, punk, rockeiro), gênero (homem, mulher), escolaridade (não alfabetizados, acadêmicos), as pessoas se expressam de maneiras diversas, recorrendo à norma-padrão da língua ou distanciando-se desta, usando gírias, jargões (o jargão do advogado, do médico, por exemplo), etc.
- E aí vozão?? Tudo na Paz meu irmão??
-Meu neto, não entendo este linguajar atual dos jovens.
-A coroaa a vida é assim passa tudo voando, i si pá neh?? o vo tem algum casculho ai pra me dá??
-Cascalho??
-é vozão!! grana, dinheiro.
-Meu neto, não pude me locomover ate o Banco para receber minha carta de credito, com este tempo ensolarado, sinto cançasso exessivo.
-tatatata coroa, dexa quieto entaun, vo vaza Ta?? Fuii



Variação Histórica
Uma das mais comuns Variações Linguísticas é a que marca a mudança do Tempo: a Variação Histórica. Uma pessoa nascida na década de 50, por exemplo, tem vocabulário diferente de uma nascida na década de 90.





Variação situacional

Diferentes formas de uso do idioma por um mesmo falante, em diferentes situações de comunicação. Consiste na adequação do indivíduo, a situação que ele se encontra.




Um comentário:

UMA FAMÍLIA (VOCABULÁRIO)

Abuela:avó Abuelo: avô Padre: pai Madre:mãe Hijo: filho Hija: filha Tío: tio Tía: tia Sobrino: sobrinho Sobrina: sobrinha Primo: primo Prima...