MENSAGEM

"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO DE ALUNA QUE TIROU NOTA MIL


Diário Catarinense - O que fazer primeiro, a redação ou as questões objetivas? 

Helena Bedatti Zeh - Primeiro a redação - afinal, a redação tem contado muito para o ingresso numa universidade. Em algumas, como a UFRJ, ela conta até mais do que 20% na nota final, fator que a configura como requisito básico para alcançar a vaga. Portanto, antes de encher a cabeça com questões de cálculos e interpretação de texto, é importante dispensar cerca de uma hora para a redação. 

DC - O que fazer para ganhar tempo na redação? 

Helena - Buscar argumentos dentro da própria matéria estudada. Um ótimo embasamento pode sair das aulas de História, Geografia, Filosofia, Biologia e até mesmo das Ciências Exatas. Outra forma consiste em envolver músicas, livros, frases e até filmes na construção do texto. Isso demonstra que o aluno não está apenas focado em passar numa prova, mas possui conhecimento sobre o mundo. 

DC - Como o candidato faz para ligar os assuntos entre si? 

Helena - O uso de elementos de coesão é essencial. É aqui que o aluno também deverá explorar seus conhecimentos em Gramática. Por exemplo, as frases não podem ser muito extensas e os parágrafos devem estar conectados em relação à continuidade do assunto. Além disso, a conclusão da redação exige uma reflexão sobre a solução para a temática ou que se aponte uma proposta de melhoria. 

DC - Existe algo que o candidato não pode deixar de incluir na redação? 

Helena - O aluno deve prezar por uma estética adequada, ou seja, parágrafos alinhados, cuidado com a margem e letra legível. Além disso, ele precisa apontar um embasamento histórico, demonstrar conhecimento sobre a realidade vigente e saber conectar as ideias ao longo do texto. O Enem adora a criatividade natural de cada estudante. Citar Chico Buarque, discorrer sobre a política do café com leite ou até mesmo brincar com frases do grande Machado de Assis podem fazer os olhos do corretor brilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA FAMÍLIA (VOCABULÁRIO)

Abuela:avó Abuelo: avô Padre: pai Madre:mãe Hijo: filho Hija: filha Tío: tio Tía: tia Sobrino: sobrinho Sobrina: sobrinha Primo: primo Prima...