MENSAGEM

"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)

REDAÇÃO DISSERTATIVA: ESTRUTURA E DICAS


Uma redação dissertativa estrutura-se em:

  • introdução (composta de apenas 1 parágrafo, até 5 linhas): é o momento em que você vai apresentar  o tema (assunto) e deixar claro seu ponto de vista. De forma resumida, ela é composta de frase acerca do tema mais ponto de vista. A frase inicial ou tópico frasal pode ser: uma pergunta  sobre o assunto (a resposta virá no desenvolvimento), uma frase simples, clara e criativa ou definição do tema. O ponto de vista deve ser de maneira impessoal, como se fosse a opinião da maioria. Escrever toda a redação na terceira pessoa do singular, jamais use o "eu". Uma dica para que a introdução fique adequada: após escrevê-la, veja se tem dentro dela a resposta a cinco perguntas: a) o que aconteceu? Com quem? Quando? Onde? Qual a consequência? Se tiver, está ótima!
  • desenvolvimento (composto de 2 a 3 parágrafos, de 7 a 10 linhas). É o momento de explicar o seu ponto de vista, procurando convencer o leitor de que sua opinião está correta (argumentando). Não esqueça, jamais use o "eu". Deve passar a impressão de que a maioria pensa da mesma maneira. Existem vários tipos de argumento: o de autoridade, quando usamos a fala de alguém famoso, especialista no assunto, isso costuma convencer; o de causa e consequência (o fato e o que este gerou); o de princípios e crenças pessoais, quando lembramos regras e atitudes colocadas pela sociedade que devem ser seguidas para a boa convivência e também o que acontece quando as violamos; o de exemplificação (não coloque exemplos conhecidos apenas na sua região, de preferência conhecido a nível de estado, nacional ou mundia); o de comparação (o antes com o atual, pesquise dados históricos sobre o assunto); o de prova (dados estatísticos).   Podemos iniciar o parágrafo respondendo a pergunta da introdução, fazendo uma pergunta e respondendo no mesmo parágrafo, sempre usando um dos argumentos citados acima ou mais de um, se achar necessário. No próximo ou próximos parágrafos pode ser usada a mesmo fórmula para escrever, mudando o tipo de argumento. Se for fazer dois parágrafos e seu ponto de vista for que existe o lado bom e o ruim no tema (assunto), use um para mostrar o lado bom, argumentando e o outro para expor o que há de ruim. 
  • conclusão (composta de apenas 1 parágrafo, até 5 linhas). Escreva outra frase, falando acerca do assunto e depois aponte sugestões para melhorar, caso tenha necessidade de melhoria. Sempre lance a sugestão para as autoridades, sociedade, afinal, uma pessoa somente dificilmente conseguirá mudar um quadro caótico dentro da sociedade!                                                                                 OBSERVAÇÃO: Evite repetição de palavras (troque por sinônimas ou a deixe oculta), usar gírias (só se for necessário e entre aspas), clichês; não mude de linha sem escrever até o final da que está, a não ser que vá mudar de parágrafo; se não deu para escrever toda a palavra na mesma linha, cuidado: não se separa letras da mesma sílaba e não é elegante deixar apenas uma letra separada das outras; não inicie parágrafos do desenvolvimento com a palavra "porque", evite usar demasiadamente a palavra "que"; procure usar o verbo no mesmo tempo em toda a extensão da redação, só mude se realmente for necessário; escreva de forma legível, seja objetivo e claro em suas ideias; jamais use o "eu", o verbo deve está na terceira pessoa do singular (ele), evite o "gerundismo" (verbo no gerúndio). 
          Espero que tenha gostado, se lembrar de algo mais, postarei futuramente. Tente fazer, seguindo esses passos. Responderei às dúvidas postadas no comentário. Curta essa postagem. Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA FAMÍLIA (VOCABULÁRIO)

Abuela:avó Abuelo: avô Padre: pai Madre:mãe Hijo: filho Hija: filha Tío: tio Tía: tia Sobrino: sobrinho Sobrina: sobrinha Primo: primo Prima...